quinta-feira, 18 de junho de 2020

Combinações incomuns: segue o plano de queimar o fusível Bolsonaro

A combinação de situações é muito incomum.
Prisão de sara winter e os idiotas performáticos do acampamento; avanço do STF na pressão de investigar as fake News nas eleições de 2018; agora
a prisão de Queiroz, estranhíssima, há um ano na casa do advogado de Bolsonaro; Weintraub caindo "pra cima'...

Já começam a vibrar as forças a esquerda no escritor político, na defesa do STF, soltar memes e compartilhar gracejos com membros do MBL... Tudo muito estranho.
A crise de representatividade e legitimidade do regime político diante da maioria da população, o verdadeiro centro da questão desde pelo menos 2013, é o que está em jogo (basta ver a série histórica das eleições e o aumento do número de votos nulo/brancos e não comparecimento como sintomas).

Quem mais ganha, num cenário de inexistência de oposição dos trabalhadores, com todas estas ações?
Quem se "reabilita"?

Conforme Bozo perde apoio nas pesquisas, os outrora afundados na lama governadores e congresso crescem. O STF, outrora negociador e que legitimou o golpe parlamentar em 2016, que aprovou o fim dos direitos trabalhistas e da aposentadoria com as reformas de 2017 pra cá, derrepente se tornando baluarte da defesa "da nação". O congresso, a exceção do centrão, junto dos governadores, são vendidos como "forças civilizatórias" diante da barbárie materializada pelo Bolsonaro.

O maniqueísmo é evidente e proposital. Existem forças políticas e econômicas, com os militares em destaque, que entendem a profundidade da crise economica e social que viemos tendo e que teremos, a maior da história, na próxima década.

Uma crise destas proporções coloca em risco a própria estabilidade institucional do país, pois torna cada vez mais claro as maiorias de trabalhadores que esta democracia é uma farsa.

A tragédia da reabertura diante da epidemia e a situação absolutamente miserável das condições de vida do peão (o índice oficial de desempregados saltou de 13 para 28 milhões de 3 meses para cá, com 40 milhões de informais, chegando a 68 milhões desempregados ou informais) tendem a jogar milhões de trabalhadores no caminho do choque com uma democracia que, detrás da igualdade formal de todos perante a lei, esconde a Desigualdade real de uma sociedade divida entre exploradores com direitos e explorados sem nenhum direito real, cujo papel é gerar montanhas de riqueza com seu trabalho, quando muito recebendo um salário muito inferior a esta riqueza gerada, que será sugada e apropriada por esta minoria.
Uma ditadura economica com maquiagem democrática mantida com vigilância digital total e repressão permanente aos bairros pobres e periféricos.

Neste cenário, faz toda a diferença que a "democracia" mostre sua "vitalidade" e puna aqueles já descartáveis, realizando a limpeza e mostrando seu caráter "civilizatório". Como se não fossem as mesmas forças que botaram bolsonaro onde esteve até cumprir todas as reformas exigidas pelo capital daqui e de fora.

Recompor a defesa desta democracia mentirosa e aumentar os índices de legitimidade das instituições diante das classes médias que ainda existem é fundamental pra segurar a onda de convulsões sociais que se avizinha. Dividir "impressões" em meio a crise.

A inexistência de uma ação independente dos trabalhadores, que deveria partir de lutar por condições de renda e existência para sobreviverem em isolamento na epidemia, é a grande carta que falta nesse baralho e, por não existir, permite a manipulação tão fluida e grotesca da realidade política, em benefício dos militares e empresários que, de 1979 para cá, nunca saíram do poder.

Do golpe institucional de 2016, passando pelas reformas (previdência e trabalhistas) que derrubaram o preço do trabalho no Brasil, até a reabilitação planejada das instituições burguesas (exército, congresso, senado e governadores, através da queima do fusível Bolsonaro) há um fio de continuidade muito nítido. Pensar com a cabeça do inimigo nós leva a concluir que esta é a linha mais benéfica a eles.

E tudo se passa com a colaboração voluntária da maioria da dita esquerda, com pouquíssimas vozes dissonantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário